Angulo de Cobb, o que é?


Angulo de Cobb, medição


 

Angulo de Cobb - Projeto EscolioseO método mais popular de avaliação da escoliose é a medida do ângulo de Cobb, em graus, no raio-x. Qualquer medida sob 10 ° não é considerado uma escoliose.

Para determinar o ângulo de Cobb: uma linha é desenhada no platô de extremidade superior da vértebra superior mais inclinada, e no platô da extremidade inferior da vértebra inferior mais inclinada.

Em seguida, desenhar linhas perpendiculares a cada uma das duas linhas. A medição do ângulo de onde se cruzam é ​​o ângulo de Cobb.

“Em uma coluna normal este procedimento produzirá duas linhas paralelas, com um ângulo de ‘0’. Em escoliose, as vértebras são inclinadas de acordo com a gravidade da curvatura. Para uma dada curvatura, as vértebras, na parte superior e na parte inferior da curva estão mais inclinadas e são utilizados como uma base para a medição do ângulo de Cobb.²

O Ângulo de Cobb é o padrão universal para diagnosticar a escoliose e para avaliar se uma curvatura estabilizou ou está aumentando.³

Lembre-se, o ângulo de Cobb é uma medida imperfeitaA vértebra mais inclinada em cima e em baixo é uma escolha subjetiva da medição do examinador. Além disto a qualidade da imagem é fator determinante para se obter um traçado exato.  Como resultado, a margem de erro aceita-se uma margem de erro para de 5º para mais ou para menos.

As informações contidas neste site é apenas para fins informativos. Ele não se destina para o diagnóstico. Você deve consultar um médico para uma opinião médica.

 

VISITE TAMBÉM:  – CLASSIFICAÇÃO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA ESCOLIOSE NÃO É O COBB

 

Referências:

¹,² Hawes, Martha C., Ph.D., Scoliosis and the Human Spine: A critical review of clinical approaches to the treatment of Spinal deformity in the United States, ansd a proposal for change, Tuscon, Arizona: West Press, 2003.

³  Moe’s Textbook of Scoliosis and Other Spinal Deformities, Third Edition, Lonstein J, Bradford D, Winter R, Ogilvie J, WB Saunders, Philadelphia.