Colete – Dicas de uso

escoliose colete dicas

Conservando o seu colete corretamente pode ajudar a mantê-lo confortável e em dia com o seu tratamento da escoliose.

A sua órtese tem que se encaixar muito bem no seu corpo sempre que você o estiver usando, é muito importante que você o mantenha bem cuidado assim como a sua pele. Caso contrário, os reparos necessários e problemas de pele exigirão uma interrupção no seu programa de tratamento, que por sua vez afetarão a forma como o colete faz o seu trabalho, e mais, prejudicará o resultado do tratamento!

Existem três pontos essenciais de observação: os cuidados com ele em si, com a sua pele e seguir as orientações do seu médico e do seu fisioterapeuta no período de preparação e adaptação do uso.

Colete

Para manter as peças da órtese em boas condições de funcionamento:

Limpar o seu colete todos os dias à mão com sabão neutro e água, e deixe secar ao ar completamente.

  • Uma vez por semana, limpe seu colete com álcool 70%.
  • As partes macias devem ser limpas com alcool para que possa secar muito bem.
  • Examine os componentes regularmente. Contacte o seu médico e / ou ortesista aos primeiros sinais de qualquer “desgaste” que podem afetar a sua função.
  • Use sempre uma camiseta limpa, 100% algodão por dentro do colete.

Pele

É também muito importante tomar cuidado especial com sua pele. Caso contrário poderá ficar irritada e inflamada, ou mesmo ferida, com lesões. Para ajudar a evitar isso, a primeira coisa que você precisa fazer é “endurecê-la” (deixar mais resistente) a sua pele,  especialmente naquelas áreas onde o colete impõe mais pressão.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar esse processo mais fácil para você:

  • Tomar banho todos os dias.
  • Aplicar álcool com as mãos na pele, na regiões que sofrem a pressão do colete. O álcool combinado com o atrito das mãos ajudará a endurecer sua pele. (Isso geralmente leva cerca de 2 a 3 semanas desde que você comece a usar o colete.)
  • Preste atenção especial a todas as áreas cor de rosa que se desenvolvem aonde o colete pressiona mais. A cor rosa deve desaparecer dentro de 30 minutos após retirar o colete. Se a cor rosa permanecer por mais de 30 minutos, você pode precisar que seu colete seja ajustado.
  • Sempre use uma camiseta 100% algodão sem costuras laterais sob sua órtese para ajudar a prevenir a irritação e hematomas que as emendas podem causar. (O ideal são as camisetas sem costura lateral)
  • Use a órtese sempre bem ajustada (tão firmemente quanto possível), pois se ela estiver solta, é mais provável que cause atrito e consequentemente problemas de pele.
  • Um pouco de amido de milho pode ser útil em climas quentes ou com a pele sensível ao álcool. Em primeiro lugar, evitar a utilização de cremes, loções ou outros pós sob o colete porque tendem a suavizar a pele, o que pode levar a sua ruptura, em vez de deixá-la mais resistente. Use qualquer pó com moderação, o excesso pode reduzir e formar “pelotas” (pequenas bolas) que podem causar desconforto.
  • Se você desenvolver problemas de pele, você não conseguirá  usar seu colete até que sua pele cicatrize, que normalmente leva vários dias. Se isso acontecer, ligue para o seu médico e / ou ortesista o mais breve possível.
  • Não se assuste se você notar que certas áreas de sua pele ficam mais escuras, isso é comum, e geralmente desaparece após o fim do tratamento.
  • Ar condicionado pode ajudar a mantê-lo mais confortável; é muito difícil manter a pele fresca e seca com excesso de calor e umidade.

Preparação para o colete

Assim que seu médico informar a você que terá que usar o colete para o tratamento da sua escoliose, você deve se dirigir a um fisioterapeuta especializado que fará a preparação para o seu uso através de exercícios e mobilizações específicos para essa fase. Isso é muito importante já que auxilia a adaptação da pele e dos músculos, previne as lesões de pele além de otimizar a função do colete.

Por favor, procure o médico se …

Você ou seus pais devem chamar o seu médico ou o ortesista  imediatamente, se perceber qualquer um dos seguintes sinais:

  • As peças do seu colete estiverem soltas, rachadas ou quebradas;
  • Partes do seu colete atritam, pressionam ou apertam excessivamente, causando ruptura da pele;
  • Você desenvolve inchaço excessivo acima ou abaixo de sua órtese;
  • Se o desconforto moderado se converter em dor intensa ou constante, ou
  • Você desenvolve feridas pelo uso do colete.

Certifique-se de seguir as instruções da equipe que cuida de você  precisamente para maximizar a eficácia do seu colete e para mantê-lo o mais confortável e saudável possível, enquanto você está com ele!

REFERÊNCIAS