Tratamento da escoliose – Curso SEAS original

 Certificação SEAS porque formação?

Porque a escoliose é abordada de forma equivocada desde sua definição até o tratamento.

“A escoliose idiopática é um processo complexo de deformação tridimensional da coluna vertebral e do tórax, de origem multifatorial que aparece em pessoas aparentemente saudáveis e que pode progredir nos períodos de estirão de crescimento. “

As diretrizes para o tratamento clínico da escoliose são geradas na SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento ortopédico e reabilitação da Escoliose).

No Brasil os princípios e diretrizes estipulados pela SOSORT não são conhecidos, consequentemente não são seguidos e se observa um sério descaso em relação a atenção básica.

Isto se reflete no alto número de cirurgias realizados anualmente. Nosso país tem um dos índices mais altos de cirurgia do mundo.

Deve-se antes de querer utilizar um método, técnica ou abordagem, adquirir a compreensão de seu amplo espectro de exigências.

O tratamento conservador é constituído pelos Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose (Physiotherapeutic Specific Exercises to Scoliosis) que foram desenvolvidos em 7 Escolas de tratamento com evidências científicas, o SEAS compõe uma das 7 escolas, e por coletes com tecnologia 3D.

Obs/ Fora destas 7 escolas não há tratamento com base científica reconhecida.

Certificação e Acreditação SEAS

SEAS é um acrônimo para  Exercícios Científicos na abordagem da Escoliose”. Os princípios do SEAS são baseados em uma forma específica de auto-correção (denominada auto-correção ativa), que é ensinada individualmente a cada paciente e, em seguida, associada a exercícios estabilizadores que incluem controle neuromotor, treinamento proprioceptivo e equilíbrio. Os exercícios também são incorporados nas atividades da vida diária. A abordagem SEAS também é caracterizada por uma abordagem cognitivo-comportamental em relação ao paciente e sua família para maximizar a adesão ao tratamento.

O tratamento através de exercícios específicos é a chave para uma boa abordagem de reabilitação da escoliose. O objetivo dos exercícios SEAS é evitar ou pelo menos adiar o uso do colete ortopédico e chegar ao final do crescimento com uma curvatura presumivelmente estável. Quando uma órtese já foi prescrita, os exercícios são obrigatórios para evitar todos os efeitos colaterais do colete, para aumentar a sua função e para permitir que a coluna permaneça estável durante o período de desmame e quando o colete é retirado.

O que é a formação SEAS?

O programa de acreditação SEAS é um caminho que leva os participantes passo a passo par um conhecimento mais profundo da patologia e certificado da abordagem SEAS, assegurando também um treinamento renovado ao longo do tempo.

Como é a formação SEAS?

A formação SEAS é composta de 2 módulos:

1 – SEAS I (SA – SEAS Acreditation) - 03 Dias

SEAS Accreditation (SA): obtido por aqueles que frequentaram o curso de primeiro nível, e aprovaram no exame final. O curso dura três dias. A acreditação expira após 5 anos. Pode ser renovado realizando o curso de nível SAA, ou assistir a um curso de atualização de 1 dia concluindo com um exame.

O módulo Básico do curso da abordagem SEAS inclui:
  • Abordagem SEAS
  • SEAS avaliação clínica
  • Auto Correção Ativa nos planos frontal, transversal e sagital
  • SEAS exercícios
  • Scoliosis Manager
  • Casos clínicos

Importante: Os certificados emitidos são dois, um de participação e um outro de acreditação emitido posteriormente após aprovação no exame final. Este certificado de acreditação somente é obtido por fisioterapeutas.

2 – SEAS II ( SAA SEAS Advanced Acreditation) – 03 Dias

SEAS Advanced Accreditation (SAA): após o SA, reconhecido para pessoas que frequentaram o curso de nível avançado e passaram o exame final. O curso dura 3 dias. Pode ser realizado entre 1 e 5 anos da obtenção da SA.
A acreditação avançada expira após 5 anos. Pode ser renovado atendendo a um curso de reciclagem de 1 dia concluindo com um exame.
 
O módulo avançado do curso de tratamento da escoliose inclui: 
  • Auto correção SEAS combinada a outros movimentos
  • Evolução da complexidade dos exercícios e da complexidade da autocorreção
  • Auto-correção simplificada para a aplicação na vida diária
  • Tratamento associado ao colete; Exercícios específicos e abordagem cognitivo-comportamental
  • Alterações do plano sagital; Exercícios específicos e abordagem cognitivo-comportamental
  • Escoliose de adultos; Abordagem SEAS para adultos
  • Triagem para escoliose
  • Casos clínicos

Importante: Os certificados emitidos são dois, um de participação e um outro de acreditação emitido posteriormente após aprovação no exame final. Este certificado de acreditação somente é obtido por fisioterapeutas.

Por que adotar a abordagem SEAS?

- Evidências na literatura. Até agora, há um conjunto de evidências sobre a abordagem SEAS sugerindo a eficácia da abordagem em diferentes estágios e em diferentes situações da gestão da escoliose.

- Aumento notável de pacientes elegíveis para o tratamento.

O programa de exercícios consiste em exercícios individualmente adaptados que são ensinados aos pacientes em uma instalação dedicada ao tratamento da escoliose (clínica, consultório). Pacientes realizam uma única sessão a cada 2-3 meses na instalação, em que são avaliados por um fisioterapeuta especialista em escoliose e aprendem o seu próprio protocolo personalizado de exercícios.

Em seguida, em países Europeus os pacientes irão ao seu centro de reabilitação para fazer exercícios ou, se eles vêm de muito longe, eles vão continuar o tratamento próximo de sua residência (ou por si e / ou com seus pais). Como conseqüência os pacientes que vêm de longe poderão atender ao programa da reabilitação em seu centro, como acontece em nossos centros na Itália. Não são necessários dispositivos caros específicos.

No Brasil, o Projeto Escoliose desde 2011 vem aplicando esta abordagem.

- Acesso a Software Livre via internet. Este é ScoliosisManager. A ISICO disponibiliza gratuitamente na Internet, o software desenvolvido nestes anos com centenas de exercícios SEAS prontos para uso.

Neste curso você aprenderá como usar o software e, qual é o ponto-chave, escolher e adaptar exercícios com base nas necessidades individuais de cada paciente.

 

O que é o compromisso SEAS

ISICO na sua abordagem ao tratamento conservador da escoliose é totalmente coerente com as diretrizes da SOSORT de tratamento ortopédico e de reabilitação de escoliose idiopática durante o crescimento em todas as etapas, a partir da avaliação clínica e o tratamento com órtese até o tratamento fisioterápico com os exercícios SEAS.

Assim, os princípios do SEAS podem ser devidamente aplicados de acordo com os objetivos e finalidades para os quais foram definidos e desenvolvidos, em um contexto coerente com estas orientações.

No final dos cursos SEAS, os participantes são convidados a assinar uma declaração de que apenas aqueles que são consistentes e em sintonia com estas orientações da SOSORT na sua prática clínica diária, podem declarar publicamente (por exemplo, em brochuras, site etc.) que aplicam a abordagem SEAS para seus pacientes, além de estarem cientes de que as Acreditações SEAS são válidas e podem ser obtidas com um exame final apenas para aqueles que declararam que sua abordagem à escoliose está em associação com essas diretrizes.​ 

Nosso diferencial
O Projeto Escoliose Brasil oferece após a conclusão do SEAS I (SA - SEAS Acreditation): (Não incluidos no valor do curso)
  • - estágios práticos com acompanhamento de casos (Sendo o maior centro de atendimento com esta abordagem no Brasil) - consultorias sobre casos clínicos - acompanhamento de atendimentos - treinamento e laboratórios - cursos e workshops para aperfeiçoamento da Abordagem (O centro de maior experiência no Brasil desde 2011) - forum de discussões
Programa do Curso da Abordagem SEAS I

 

  PRIMEIRO DIA
9:00 – 13:00    Michele Romano Estado de arte e perspectiva da Abordagem SEAS
14:00 – 18:00   Michele Romano Avaliação – Teoria e PráticaAuto Correção Ativa SEAS
  SEGUNDO DIA
9:00 – 13:00     Michele Romano Definição da Auto Correção IndividualAuto Correção: Prática
14:00 – 18:00   Michele Romano Exercícios Específicos SEAS – Teoria e Prática
  TERCEIRO DIA
9:00 – 13:00     Michele Romano Scoliosis Maneger – Aplicação na Internet
14:00 – 18:00   Michele Romano Prática Clinica com Pacientes

Sobre os instrutores SEAS - Michele Romano e Alessandra Negrini

michele Romano Curso SEAS

Michele Romano

Fisioterapeuta, Fundador e Diretor técnico do ISICO - Milão e idealizador do SEAS. Presidente eleito da SOSORT para o exercício 2017-2018
Michele Romano Fisioterapeuta, Fundador e Diretor técnico do ISICO - Milão e idealizador do SEAS. Presidente eleito da SOSORT para o exercício 2017-2018 Algumas publicações SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis): a modern and effective evidence based approach to physiotherapic specific scoliosis exercises. Romano M, Negrini A, Parzini S, Tavernaro M, Zaina F, Donzelli S, Negrini S. Scoliosis. 2015 Feb 5;10:3. doi: 10.1186/s13013-014-0027-2. eCollection 2015. Exercises for adolescent idiopathic scoliosis: a Cochrane systematic review. Romano M, Minozzi S, Zaina F, Saltikov JB, Chockalingam N, Kotwicki T, Hennes AM, Negrini S. Spine (Phila Pa 1976). 2013 Jun 15;38(14):E883-93. doi: 10.1097/BRS.0b013e31829459f8. Review Negrini S, Fusco C, Minozzi S, Atanasio S, Zaina F, Romano M. Exercises reduce the progression rate of adolescent idiopathic scoliosis: results of a comprehensive systematic review of the literature. Disabil Rehabil. 2008;30(10):772-85. Romano M, Negrini A, Parzini S, Negrini S. Scientific Exercises Approach to Scoliosis (SEAS): Efficacy, Efficiency and Innovation. Stud Health Technol Inform. 2008;135:191-207 scoliosis: a systematic review- Scoliosis 2008, 3:2 Negrini S, Minozzi S, Bettany-Saltikov J, Zaina F, Chockalingam N, Grivas TB, Kotwicki T, Maruyama T, Romano M, Vasiliadis ES.Braces for idiopathic scoliosis in adolescents.Cochrane Database Syst Rev. 2010 Jan 20;(1):CD006850. Review Exercises for adolescent idiopathic scoliosis: a Cochrane systematic review. Romano M, Minozzi S, Zaina F, Saltikov JB, Chockalingam N, Kotwicki T, Hennes AM, Negrini S.
Alessandra Negrini curso SEAS

Alessandra Negrini

Fisioterapeuta, Diretora técnica do Isico  -  unidade de Vigevano.
Algumas publicações: Scoliosis-Specific exercises can reduce the progression of severe curves in adult idiopathic scoliosis: A long-term cohort study  Negrini A, Negrini M G, Negrini S, A cognitive behavioral approach allows improving brace wearing compliance: an observational controlled retrospective study with thermobrace  Negrini A, Donzelli, Negrini S Adult scoliosis can be reduced through specific SEAS exercises: a case report. Negrini A, Parzini S, Negrini MG, Romano M, Atanasio S, Zaina F, Negrini S. Scoliosis. 2008 Dec 16;3:20 Specific exercises performed in the period of brace weaning can avoid loss of correction in Adolescent Idiopathic Scoliosis (AIS) patients: Winner of SOSORT's 2008 Award for Best Clinical Paper. Zaina F, Negrini S, Atanasio S, Fusco C, Romano M, Negrini A. Scoliosis. 2009 Apr 7;4:8. Specific exercises reduce brace prescription in adolescent idiopathic scoliosis: a prospective controlled cohort study with worst-case analysis. Negrini S, Zaina F, Romano M, Negrini A, Parzini S. J Rehabil Med. 2008 Jun;40(6):451-5. End-growth results of bracing and exercises for adolescent idiopathic scoliosis. Prospective worst-case analysis. Negrini S, Atanasio S, Zaina F, Romano M, Parzini S, Negrini A. Stud Health Technol Inform. 2008;135:395-408.

2ª TURMA DA FORMAÇÃO SEAS I NO BRASIL

03 A 05 DE NOVEMBRO DE 2017 - RIO DE JANEIRO

"Fiz minha formação SEAS (Exercícios Científicos na Abordagem da Escoliose) ministrado por Michele Romano e Alessandra Negrini da ISICO (Instituto Científico Italiano da Coluna Vertebral) no Rio de Janeiro, uma iniciativa do Projeto Escoliose da Dra. Patricia Mentges. Curso fantástico, transformador da prática fisioterapêutica no trato da escoliose idiopática do adolescente. Estamos implantando essa abordagem em nossa clínica em São Carlos e recomendo a todos os colegas fisioterapeutas que participem da segunda turma do curso que acontece de novembro de 2017. Vale cada centavo do investimento feito."

professor no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos por 36 anos (1980-2016) / (Kìnesis Fisio & Saúde) em São Carlos

Slide Show do Curso SEAS I no Rio de Janeiro - Julho 2017