Certificação SEAS porque formação?

Porque a escoliose é abordada de forma equivocada desde sua definição até o tratamento.

“A escoliose idiopática é um processo complexo de deformação tridimensional da coluna vertebral e do tórax, de origem multifatorial que aparece em pessoas aparentemente saudáveis e que pode progredir nos períodos de estirão de crescimento. “

As diretrizes para o tratamento clínico da escoliose são geradas na SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento ortopédico e reabilitação da Escoliose).

No Brasil os princípios e diretrizes estipulados pela SOSORT não são conhecidos, consequentemente não são seguidos e se observa um sério descaso em relação a atenção básica.

Isto se reflete no alto número de cirurgias realizados anualmente. Nosso país tem um dos índices mais altos de cirurgia do mundo.

Deve-se antes de querer utilizar um método, técnica ou abordagem, adquirir a compreensão de seu amplo espectro de exigências.

O tratamento conservador é constituído pelos Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose (Physiotherapeutic Specific Exercises to Scoliosis) que foram desenvolvidos em 7 Escolas de tratamento com evidências científicas, o SEAS compõe uma das 7 escolas, e por coletes com tecnologia 3D.

Obs/ Fora destas 7 escolas não há tratamento com base científica reconhecida.

Certificação e Acreditação SEAS

SEAS é um acrônimo para  Exercícios Científicos na abordagem da Escoliose”. Os princípios do SEAS são baseados em uma forma específica de auto-correção (denominada auto-correção ativa), que é ensinada individualmente a cada paciente e, em seguida, associada a exercícios estabilizadores que incluem controle neuromotor, treinamento proprioceptivo e equilíbrio. Os exercícios também são incorporados nas atividades da vida diária. A abordagem SEAS também é caracterizada por uma abordagem cognitivo-comportamental em relação ao paciente e sua família para maximizar a adesão ao tratamento.

O tratamento através de exercícios específicos é a chave para uma boa abordagem de reabilitação da escoliose. O objetivo dos exercícios SEAS é evitar ou pelo menos adiar o uso do colete ortopédico e chegar ao final do crescimento com uma curvatura presumivelmente estável. Quando uma órtese já foi prescrita, os exercícios são obrigatórios para evitar todos os efeitos colaterais do colete, para aumentar a sua função e para permitir que a coluna permaneça estável durante o período de desmame e quando o colete é retirado.

3ª TURMA DA FORMAÇÃO SEAS I NO BRASIL

28 a 30 de maio de 2018 - RIO DE JANEIRO

Slide Show do Curso SEAS I no Rio de Janeiro - Julho 2017

Fechar Menu