Ciclo-de-estudos-da-escoliose

O tratamento da escoliose deve ser abordado com o máximo de informações advindas de fontes fidedignas que de fato auxiliem o profissional.

Especificamente no campo da escoliose a prática indevida com base na comercialização e não na ciência é comum. Métodos que se popularizaram continuam a ser utilizados em larga escala mesmo sem trazer resultados, nem estar baseados em evidência científica.

Os profissionais precisam conhecer e encontrar as fontes das informações que os levarão a atingir nível de excelência no seu trabalho.

Todo esforço e determinação deve ser dirigido para evitar a prática inadequada, promover a integridade profissional e mais importante, proteger os pacientes. * (Zaina et al 2015)

Assim o Projeto Escoliose Brasil fiel e dedicado a um trabalho sério e responsável se propõe a dar o primeiro passo (pré-requisito) para iniciar uma formação continuada, embasada em evidência científica para o tratamento da escoliose idiopática do adolescente e do adulto com o apoio do ISICO.

O Ciclo de Estudos está baseado no aprofundamento e compreensão do mais importante Guideline lançado pela SOSORT (Sociedade Cientifica Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose), da qual o Projeto Escoliose Brasil é membro.

A SOSORT fornece as diretrizes para o tratamento conservador, não cirúrgico, da escoliose idiopática do adolescente.

Conhecer e seguir as diretrizes e recomendações de instituições de alto reconhecimento profissional a nível mundial tais como SRS, AAOS, POSNA, AAP e a SOSORT que geram orientações seguras baseadas na ciência para o tratamento da escoliose, permite que o profissional atinja a excelência na sua pratica clínica.

Para abrilhantar esta nova fase de estudos da escoliose no Brasil, a abertura do ciclo conta com a presença on-line do Sr. Presidente da SOSORT eleito para o período 2017-2018, o Fisioterapeuta Italiano Michele Romano.

Ao realizar este ciclo o participante estará abastecido de conhecimento sobre os principais pontos a serem levados em consideração no tratamento da escoliose :

[su_accordion]
[su_spoiler title=”OBJETIVOS DO CICLO”]

  • Estudar a escoliose através dos guidelines da SOSORT – Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose;
  • Esclarecer a relevância da SOSORT, seus objetivos e sua missão;
  • Compreender que para tratar a escoliose é necessário antes de tudo conhecê-la mais profundamente, sua historia natural, sua complexidade e com isto o papel de cada profissional de saúde no seu gerenciamento;
  • Compreender a necessidade de constante atualização, renovação de conceitos e educação continuada em escoliose para a segurança dos pacientes;
  • Alertar para a importância do compromisso com a Prática Baseada em Evidência e seu real significado;
  • Preparar para a formação na abordagem SEAS, assegurando assim melhor assimilação, compreensão e a melhor prática clínica da mesma.

[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”CONTEÚDO DO CICLO”]

  • Definição
  • Epidemiologia
  • Etiologia
  • Historia natural
  • Classificação: cronológica, angular, topográfica
  • Prática clínica baseada em evidência na abordagem da escoliose Idiopática
  • Objetivos do tratamento conservador (não cirúrgico) : objetivos gerais e específicos durante a fase de crescimento
  • Tratamento conservador : recomendações sobre fisioterapia específica para escoliose, coletes, avaliação, atividade física, triagem escolar.

[/su_spoiler]
[/su_accordion]

[su_note note_color=”#fffc5f” text_color=”#000000″ radius=”4″]A presença no Ciclo de Estudos permite a participação no Forum do Projeto Escoliose para aprofundar conhecimentos sobre o tratamento da escoliose.[/su_note]

[su_button url=”https://form.jotform.com/62995056050963″ style=”3d” background=”#ffb44e” color=”#000000″ size=”4″ radius=”round”]INSCREVA-SE AQUI NÃO PERCA TEMPO[/su_button]