Teste de Adams

 Teste de Adams

Escoliose - Teste de Adams

O Teste de Adams é a base para o diagnóstico da escoliose, como citado por muitos autores, começa na triagem escolarPor isso a importância de sua implantação, pois pode passar desapercebida, já que suas curvas não são imediatamente notadas de forma visual.

A triagem escolar é realizada por meio do teste de Adams, que evidencia a assimetria se ela estiver presente e é de simples execução.

Requisita-se que a criança ou adolescente flexione o tronco para frente com os pés juntos, sem dobrar os joelhos e com as mãos unidas (a curva da escoliose estrutural é mais aparente quando se curva para frente). O examinador atrás e/ou na frente da pessoa observa se há algum desequilíbrio, alguma diferença na altura do tórax, de um lado em relação ao outro como na (figura ao lado). Qualquer assimetria na caixa torácica ou outras deformidades ao longo das costas, pode ser um sinal de escoliose.

O ideal é que se faça esse teste associado ao uso do escoliômetro (imagem ao lado),Escoliose - Escoliómetro - Teste de Adams um instrumento que mede o grau de rotação das vértebras.

O  teste de Adams também é útil na detecção de hiper-cifose. Na observação de perfil, durante a flexão de tronco a hiper-cifose pode ser evidenciada.
Se houver achado positivo no teste de Adams, o diagnóstico deve ser completado pelo especialista em coluna vertebral. Geralmente é um ortopedista que poderá fazer mais exames e requisitar radiografias da coluna vertebral, com o objetivo de confirmar e precisar o diagnóstico.

Atualmente encontram-se no mercado aplicativos APP para smartphones que cumprem razoavelmente a função do escoliómetro e poder acompanhar a evolução ou não de uma escoliose.