Escoliose – Detecção precoce

O que é a detecção precoce da Escoliose 


No Brasil  as triagens escolares não são obrigatórias. No entanto, organizações que são referência no tratamento e pesquisa da escoliose reconhecem os benefícios dos programas de triagem escolar, incluindo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS – American Academy of Orthopedic Surgeons ) e a Sociedade de Pesquisa da Escoliose (SRS – Scoliosis Research Society).

A maioria dos médicos realizam exames durante check-ups anuais. No entanto, um desafio existe porque muitos adolescentes não fazem consultas de rotina com seu médico.

As triagens tomam pouco tempo, cerca de 30 segundos, e devem ser realizadas em crianças entre 10 e 15 anos. Um profissional treinado observa a coluna tanto na posição de pé como na posição de flexão de tronco a frente. Crianças com resultados suspeitos devem ser encaminhados a um médico que muitas vezes pede um raio-x. Os pais podem também ter seu filho examinado por um fisioterapeuta especializado que prescreverá um programa de tratamento por exercícios.

As crianças com escolioses brandas, ou seja, com curvas de pequena magnitude não necessitam de tratamento agressivo. Quando uma curva é suspeitada ou confirmada, exames de rotina são extremamente importantes. Alguns médicos optam por exames a cada três meses ao invés de semestralmente ou anualmente, especialmente durante períodos de crescimento rápido na adolescência. Informação sobre a progressão de uma curva é importante na determinação da melhor forma de tratamento.

Pontos importantes:

Pais e filhos devem estar cientes da importância da triagem e da detecção precoce.

Curvas de escoliose estão em maior risco de agravamento durante surtos de crescimento dos adolescentes.

No início, a escoliose raramente envolve dor, assim, muitas vezes pode passar despercebida.

Uma vez que progrediu, a escoliose pode afetar gravemente a qualidade de vida do seu portador.

detecção precoce é importante para garantir uma gestão otimizada da escoliose.