A Dra Patrícia Italo Mentges, no dia 3 de Outubro, palestrou na XIV Jornada Científica do Crefito 2, que ocorreu na UERJ.

Ela, como fisioterapeuta especializada envolvida com a escoliose e o seu tratamento conservador há mais de 15 anos, expos a realidade profissional atual em que se encontra a abordagem para a escoliose.

Ocasiões como essa são de fundamental importância, pois a escoliose lamentavelmente ainda é vista por muitos como apenas um problema postural. E estamos falando de profissionais da saúde, porque pela sociedade de um modo geral a escoliose ainda é uma grande desconhecida.

O problema é que são em torno de 5 milhões de brasileiros com escoliose.

Mais de 80% tem a característica de ser idiopática, aparecer na adolescência e ser uma patologia complexa que exige dos profissionais que lidam com ela muita preparação e conhecimento específico e educação continuada.

Outro ponto é que ser desconhecida pela sociedade de uma forma geral não permite a sua detecção precoce, nem tratamento adequado desde a sua detecção, ou seja, que um escoliótico tenha direito a todas as fases do tratamento, passando necessariamente pelo tratamento conservador (não cirúrgico). Veja vídeo do site.

Quase todos os dias o Projeto Escoliose recebe e-mails e ligações telefônicas de pais angustiados que relatam total surpresa ao descobrirem que seus filhos têm escoliose, e que já têm que usar colete ou pior, fazer a cirurgia!

Como mudar essa realidade? Começando pela informação. Informação de qualidade!

Resumindo a sociedade de uma forma geral e os profissionais de saúde precisam saber conhecer realmente a escoliose. Que uma escoliose estruturada necessita de atenção desde a sua detecção que deve ser detectada o mais cedo possível, assim como de profissionais realmente habilitados, para que seja oferecida uma oportunidade real de se fazer algo que não frustre ou que venha a comprometer decisivamente o futuro do adolescente com escoliose.

O Projeto Escoliose, mais uma vez, marcou presença e queremos dizer que continuamos nessa jornada.

O Projeto Escoliose agradece de forma especial ao Crefito 2 pelo convite e por mais essa belíssima oportunidade!!!

Convidamos você a entrar nesta ação. Compartilhe, fale com seus vizinhos, com a escola de seus filhos. Vamos transformar a realidade da escoliose no Brasil!

Lembre-se: cada ação tem uma reação!

Escoliose: Difícil realidade – Palestra
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.