Exercícios para Escoliose, servem para trata-la?

Exercícios para escoliose, a final para que servem?

Recebemos de forma constante pedidos de orientações sobre exercícios para escoliose.

O uso do termo "exercícios para escoliose" gera muita confusão e é mal utilizado.

Como membros da SOSORT - Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose - é nossa obrigação fazer esclarecimento sobre isto!

Em vários países do centro e do sul da Europa os exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose (EFEE) são utilizados de forma rotineira há muitas décadas, mas a maioria dos países de lingua inglesa não os utilizavam.

Uma das razões é que muitos profissionais de saúde não estavam familiarizados com as diferenças entre exercícios gerais de fisioterapia e exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose (EFEE). Esta realidade também se aplica ao Brasil.

Enquanto os primeiros: "exercícios para escoliose" são exercícios genéricos geralmente consistindo em atividades de alongamento e fortalecimento ou Yoga, Pilates e técnica Alexander entre outros, Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose(EFEE) consistem em um programa de protocolos de exercícios específicos que são prescritos individualmente de acordo com a localização das curvas, sua magnitude (leve, moderada ou severa) e características clínicas de cada paciente.

Os exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose EFEEs são realizados com o objetivo terapêutico de reduzir a deformidade e prevenir sua progressão, Também visam estabilizar as melhorias alcançadas com o objetivo final de limitar a necessidade de prescrição de coletes corretivos ou a necessidade de cirurgia.

Os exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose EFEE que apresentam resultados (base científica) de sua eficiência no tratamento da escoliose são:
- SEAS - Exercícios Científicos na Abordagem da Escoliose
- Schroth
- BSPTS - Escola de Fisioterapia para Escoliose de Barcelona
- Dobomed
- Side Shift
- FITS
- Lyon

Nós do Instituto Brasileiro de Escoliose fomos os primeiros no Brasil e América Latina a tratar a Escoliose com Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose EFEE, abordagem SEAS desde 2011, tendo obtido excelentes resultados.

E também pela primeira vez trouxemos o curso de Formação original SEAS com certificação internacional para começar a capacitar mais profissionais nos Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose EFEE.

O tratamento da escoliose recomendado pela SOSORT inclui a aplicação dos EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS ESPECÍFICOS PARA ESCOLIOSE e tão somente estes são os recomendado pelo SRS. Não se equivoque!

Você tem mais dúvidas? Entre em contato

 

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu