Medidas da rotação do tronco na escoliose

Rotação do tronco na escoliose

Junho está sendo marcado por diversas atividades em favor da conscientização da escoliose e também por eventos científicos.
A escoliose por sua complexidade precisa ser estudada séria e detidamente por profissionais com formação específica. É mandatório um conhecimento profundo e longa experiência.

De hoje, 14 até 16 de Junho está acontecendo o Congresso da IRSSD – Sociedade Internacional de pesquisa de deformidades espinhais, na cidade de Utrecht, Holanda.
IRSSD foi estabelecido em 1994 com o objetivo de fornecer um fórum para a apresentação e encorajamento de pesquisas relacionadas à deformidade da coluna vertebral e disseminar os resultados de tal pesquisa na comunidade em geral. As raízes da sociedade datam do início dos anos 80 e do interesse em técnicas de imagem não ionizantes, como a topografia de moiré, para avaliar as distorções do tronco associadas à escoliose. Ele cresceu para incluir o estudo da natureza tridimensional da coluna escoliótica e agora abrange todos os aspectos da escoliose de etiologia até os resultados do tratamento cirúrgico e conservador.

Há um grande número de apresentações orais de pesquisas e mais de 20 posters.

Destacamos um estudo que aborda o Angulo de rotação de tronco, medidas da rotação do tronco na escoliose que é obtido no Teste de Adam’s. Este teste é o mais utilizado em todo o mundo para permitir o diagnóstico e a detecção precoce da escoliose que é fundamental para o resultado do tratamento.
Seu título:” Position related discrepancy of trunk rotation measurements in idiopathic scoliosis” e seus autores: Justyna Bloda, Jakub Waś, Dariusz Czaprowski, Mateusz Kozinoga, Tomasz Kotwicki, todos da Polonia.

Este estudo que abordou as medidas da rotação do tronco na escoliose, conclui que se deve dar importância ao posicionamento dos pés do paciente enquanto realiza a flexão de tronco para frente. Atenção deve ser dada a este quesito.

Na prática clínica, deve-se levar em consideração a posição do examinado durante o teste de Adams.

Na implantação de políticas de detecção precoce deve se prestar atenção ao posicionamento correto antes da realização do teste.

Nós do Instituto Brasileiro de escoliose estamos sempre atentos e trazendo o que há de melhor para nossos pacientes e também informações devidamente baseadas para todos, tanto da área da saúde como da população em geral.

Instituto Brasileiro de Escoliose sempre à frente!

No nosso Encontro vamos fazer uma vivência para detecção de escoliose.

Você não pode perder.

Inscreva-se já https://goo.gl/3Ss2de

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.