Tratamento conservador da escoliose?


BASEIA-SE NUM ACOMPANHAMENTO MÉDICO SISTEMÁTICO COM AJUSTES E MODIFICAÇÕES DE GESTÃO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES. ESTE TIPO DE TRATAMENTO ENVOLVE FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA E ÓRTESE.

 

Terminologia da publicação do Consenso 8º SOSORT

O objetivo primário do tratamento conservador da escoliose é parar a progressão da curvatura. A melhora da função pulmonar (capacidade vital) e o tratamento da dor são também de grande importância. Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário seguir uma sequência segura, como os degraus de uma escada. O primeiro modo de gerenciamento conservador da escoliose é baseado na fisioterapia especializada.

O exercício especificamente desenvolvido, projetado e cientificamente embasado para o tratamento da escoliose é a chave para o bom resultado do tratamento.
Tem que se ressaltar que a fisioterapia para escoliose não é composta apenas de exercícios gerais, mas sim de métodos específicos como o Método SEAS, o Lionês,  Schroth, o Side Shift, o Dobosiewcz entre outros destinados a abordar as nuances particulares dessa deformidade da coluna vertebral. A aplicação desses métodos específicos de intervenção conservadora requer fisioterapeutas e médicos certificados e devidamente  treinados.

A segunda modalidade de tratamento conservador é a associação dos exercícios específicos com a utilização do colete ortopédico,  que demonstra ser eficaz no que diz respeito a muitos sinais e sintomas de escoliose e ao impedimento e/ ou prevenção da progressão da curvatura, e em alterar a história natural da escoliose idiopática. Estudos demonstram que o tratamento com o colete ortopédico parece reduzir a prevalência da cirurgia, restaurar o perfil sagital e influenciar a rotação vertebral. Há também indicações de que o resultado final do tratamento com o colete pode ser previsto.

Há uma terceira modalidade de tratamento conservador que agregará as duas precedentes à utilização de exercícios respiratórios associados a exercícios de mobilização da coluna vertebral visando a preparação para a cirurgia, auxiliando o cirurgião a obter um melhor resultado final.

As diretrizes para intervenção conservadora são baseados em informações atuais sobre o risco de progressão significativa da curvatura em um determinado período de tempo. Cada caso tem sua própria história natural e deve ser considerada numa base individual, no contexto de uma história e avaliação clínica completa do paciente.
A aplicação sistemática dos modos de tratamento conservador são relacionados ao ângulo de Cobb e a maturidade.

Ou seja, os exercícios especializados devem ser integrantes do tratamento da escoliose desde a sua detecção até o final do crescimento. Empregados por profissionais gabaritados e, de acordo com a necessidade, associados a coletes ortopédicos bem indicados e projetados aumentarão consideravelmente as chances de sucesso do tratamento..