instituto de escoliose

Sobre a Dra. Patricia Italo Mentges

Patricia Italo Mentges, Fisioterapeuta, Certificada Shroth ISST  Therapyst , Certificada SEAS  SA e SAA

 

Todo projeto desta natureza se inicia por um elemento muito importante e componente principal, o sacrifício. A partir de uma ideia e a vontade de ajudar, germina a semente do Projeto Escoliose. Três profissionais se uniram para transformar um sonho em realidade: ajudar aos que não tem amparo no seu sofrimento com a escoliose.

dra patricia oitalo mentges projeto escoliose brasil

A Dra. Patricia Italo Mentges, ISST Schroth  Therapist e SEAS  Accreditation Program (SA) e SEAS Advanced Accreditation (SAA) idealizou o Instituto de Escoliose que leva seu nome.

Formou-se em Educação Física no ano de 1982. Trabalhou por mais de 10  anos no Rio de Janeiro e sempre lidando com o movimento do corpo humano. Em 1996 graduou-se em Fisioterapia visando a reabilitação no ambiente da ortopedia. Desde muito cedo se viu diante dos desafios da escoliose e buscando se aperfeiçoar certificou-se em RPG Souchard em 1998. Depois de mais de 10 anos tentando aplicar a técnica conforme lhe havia sido ensinado pelo próprio Souchard, percebeu com o passar do tempo que não obtinha os resultados esperados e começou a buscar no  exterior bases científicas para esclarecer a falta de bons resultados.

Saiba mais sobre Patricia Italo Mentges

Assim, em 2011 vá até Milão na Itália para certificar-se como a primeira fisioterapeuta brasileira a ter a formação na Abordagem SEAS (Scientific Exercises Aproach to Scoliosis) que foi oferecida pela primeira vez no mundo  junto a outros 27 profissionais de mais de 17 paises. 

Cada paciente recebe o melhor atendimento para o tratamento da escoliose baseado nas Diretrizes estabelecidas pela SOSORT, Sociedade Internacional de Tratamento e Reabilitação da Escoliose. Isto só é possível devido às formações específicas que a Dra. Patricia possui e são avalizadas pela organização.

A partir de 2017 cria-se o Instituto de Escoliose como Patricia Italo Mentges concretizando-se im dos objetivos do Projeto Escoliose Brasil e tem como missão:

a) oferecer tratamento conservador de qualidade baseado nas evidências científicas atuais e seguindo as diretrizes da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose - SOSORT;

b) oferecer formação em nível de aperfeiçoamento profissional, seguindo as orientações da SOSORT.