SRS – Curso inedito para os cirurgioes aprenderem sobre fisioterapia especifica para escoliose

“SRS organiza um curso inédito para os cirurgiões aprenderem sobre fisioterapia específica para escoliose.”

O SRS (Scoliosis Research Society – USA), instituição de referência para tratamento da escoliose e outras afecções da coluna vertebral verte sua atenção à importância da Fisioterapia Especializada para Escoliose com a organização de um curso para médicos cirurgiões tomarem conhecimento sobre os Exercícios Específicos para Escoliose (EEEs).

No Brasil e America Latina o Projeto Escoliose é pioneiro ao trazer e oferecer tratamento da escoliose através dos EEEs.

Sob a orientação da Dra. Patricia Italo Mentges primeira e única profissional na America Latina a obter formação de especialista SAA  – SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis) no ISICO (Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale) de Milão na Itália, o Projeto Escoliose tem até hoje atendido com sucesso a dezenas de pacientes.

O desconhecimento médico no Brasil sobre os EEEs e sua eficiência, tem levado inúmeros pacientes à sala de cirurgia, privando-os de uma alternativa real e eficiente hoje reconhecida mundialmente.

É importante destacar que os EEEs não são algo novo mundo afora, muito pelo contrário, são anteriores à alternativa cirúrgica. Demorou um tempo para serem apresentadas evidências científicas de qualidade porque todos os olhares se dirigiam para a cirurgia, isto a mais de 30 anos atrás, demonstrando como no Brasil existe atraso no tratamento.

A difusão da eficiência dos EEEs foi prejudicada quando apareceram “técnicas”, “métodos” e outras alternativas que são na melhor das hipóteses totalmente ineficientes e na pior até mesmo perigosas. Muitos profissionais da fisioterapia foram cativados por argumentos completamente mercantilistas e hoje acreditam cegamente estar realizando um trabalho que de alguma forma ajudaria seus pacientes.

Os EEEs são baseados em evidências científicas e o Projeto Escoliose tem, teve e sempre terá compromisso com a Prática Baseada em Evidências (PBE).

Então o SRS ciente desta nova realidade, se adianta oferecendo um curso para o conhecimento médico, ação que devemos elogiar e agradecer em nome de milhares de pacientes.

 

Leia a integra com tradução livre do Projeto Escoliose:

Link original em inglês: http://goo.gl/kLoiDJ

“SRS organizando um curso novo para os cirurgiões aprenderem sobre fisioterapia específica para escoliose.”

Título do artigo original: Atualização do Comitê de Gestão Não – cirúrgica da escoliose

Durante o ano passado, o Comitê de Gestão não-cirúrgica da escoliose em coordenação com a Linha Presidencial, o Comitê de Política de Saúde do SRS, AAOS, POSNA e a AAP, desenvolveram e proferiram uma declaração de consenso para a Preventive Services Task Force dos Estados Unidos (USPSTF) instando- a reconsiderar a atual recomendação “D” para a triagem escolar para escoliose idiopática do adolescente. A mudança de ênfase também foi incentivada, longe da escola em direção à triagem para a detecção precoce da escoliose. Neste momento, a USPSTF decidiu voltar a esta recomendação e vai emitir uma recomendação atualizada em 2017.

No próximo ano, a comissão vai prosseguir o seu trabalho sobre a avaliação dos Exercícios Específicos para Escoliose (EEE) e está em processo de desenvolvimento de um curso de meio dia para o Meeting & Curso Anual de 2016 explorando o tema mais profundamente. A ênfase será sobre a base científica atual e suporte para esta modalidade, bem como a melhor forma de transmitir e gerenciá-lo na prática, juntamente com o uso adequado de órtese. O curso irá explorar como os EEEs podem ser considerados para pacientes infantis, adolescentes e adultos com escoliose.

Também este ano, o comitê irá analisar a adesão a atual gestão não-cirúrgica de pacientes portadores de escoliose, incluindo pacientes adultos. A ênfase aqui será na avaliação do uso de órtese, à luz da publicação dos resultados do estudo BrAIST, o uso de monitoramento do uso do colete e a prescrição de EEEs. Quando a pesquisa (questionário) chegar, por favor, tome um tempo para preenchê-la!

SRS – Curso inedito para os cirurgioes aprenderem sobre fisioterapia especifica para escoliose
Classificado como:                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.